Das 08h às 18h - De Segunda a Sexta feira

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

By: Acerto

Você sabe qual é a diferença entre seguro e proteção veicular? Saber o que cada um significa é fundamental para escolher qual a melhor maneira de proteger o seu veículo, sem sofrer negativamente no seu financeiro. Usar o seu veículo sem nenhum outro tipo de proteção é um risco que você assume e que pode até comprometer todo o investimento que foi realizado no veículo.

Para muitas pessoas, essa diferença não se faz muito clara e isso também pode ser um problema na hora de optar por algum deles para proteger o seu automóvel. É importante se manter informado e conhecer as vantagens e desvantagens de cada modalidade de proteção do seu veículo. No artigo de hoje vamos esclarecer algumas dessas dúvidas. Então, se você ficou curioso sobre qual a diferença entre seguro e proteção veicular, continue lendo esse texto!

Afinal, qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

A administração é a principal diferença entre o seguro e a proteção veicular. O seguro, é um serviço administrado por seguradoras com fins lucrativos e corretoras que são credenciadas à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Já a proteção veicular oferece a proteção e cobertura completa para o seu automóvel. Funciona através de uma Associação de pessoas com o compromisso de tornar menos desagradável a vida de quem pretende proteger o seu bem.

As principais diferenças entre seguro e proteção veicular são as seguintes:

Adesão e apólice

Para ter o seguro de carro, o veículo e o seu condutor são minuciosamente inspecionados pela seguradora. Com isso, é possível definir o valor da apólice e o cliente pode realizar a contratação, transferindo a responsabilidade por possíveis danos no automóvel, assim como os valores dos prejuízos.

A apólice é uma outra diferença entre seguro e proteção veicular. O seguro possui uma apólice que registra e assegura todos os direitos e responsabilidades do cliente e da seguradora. Esse documento de apólice formaliza o valor total das indenizações que serão pagas de acordo com a cobertura que o cliente decidiu contratar.

Esses valores de apólice variam de acordo com vários fatores, por exemplo:

  • Modelo do veículo;
  •  Idade do cliente e condutor do veículo;
  • Localização;
  • Histórico de direção.

Já a proteção veicular oferece como garantia apenas o contrato assinado pelos associados. Esse contrato chama-se Contrato de Responsabilidade Mútua, registrado em cartório.

Cobertura

Com relação à cobertura, a diferença entre seguro e proteção veicular são bem pequenas. Em geral, é comum que ambos garantam a proteção contra furtos, roubos, incêndio, colisões e acidentes, danos em carros de terceiros.

Existem coberturas adicionais e extras oferecidas por seguros que são um grande diferencial, e que variam de acordo com a necessidade do contratante também.

Em prol disso, veja a lista dos principais seguros de carros em São José dos Campos e Vale do Paraíba. Confira abaixo a lista:

Carência

É preciso atentar-se também aos prazos entre o acontecimento dos danos ao bem e da indenização ao cliente (contratante). Como as seguradoras são obrigadas, legalmente, a manter reservas feitas de acordo com os cálculos estatísticos, o ressarcimento ao cliente é feito de uma forma mais rápida e sem muitas dificuldades – basta que o acontecido seja comprovado.

Na proteção veicular, o processo é diferente: dependerá da contribuição de cada associado e isso faz com que o proprietário do automóvel não consiga pegar o dinheiro com rapidez.

Proteção Veicular ou Seguro: qual o mais vantajoso adquirir?

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Agora tendo o comparativo de ambas as modalidades, você pode fazer uma análise mais profunda antes de escolher qual você vai adquirir. De fato, a sua decisão deve ser tomada de acordo com suas necessidades. Tudo depende de uma avaliação dos riscos que você considera que o seu automóvel está propenso a sofrer. Leia também: Seguros de carro: Como funciona?

Uma dica de ouro é você se sentar e conversar com corretores de seguro e também pesquisar melhor sobre as associações de proteção veicular. Desta forma, você terá uma quantidade maior de informação, poderá tirar suas dúvidas e saber mais detalhes de como fechar negócio.

Após analisar todos os detalhes, com certeza você vai perceber que os seguros são as opções mais vantajosas para se adquirir. Embora seja mais caro, o seguro é a escolha que oferece a maior quantidade de garantias, devido o seu nível de fiscalização, a existência de coberturas e reservas. Apesar de ser mais barato, a proteção veicular não possui tantas garantias e tem uma cobertura mais básica.

Escolha a Acerto Corretora de Seguros

Escolha uma empresa que coloca a sua segurança em primeiro lugar. Nós da Acerto Corretora de Seguros estamos preparados para dar toda a atenção e cuidar do que você precisa, com um atendimento de qualidade. Entre em contato conosco para uma cotação!

 


Gostou desse conteúdo? Leia também:

    Solicite uma cotação.



    Relacionados