Das 08h às 18h - De Segunda a Sexta feira

Como fazer portabilidade de um plano de saúde para outro?

By: Acerto

Você sabe como fazer portabilidade de um plano de saúde para outro? Entrou em vigor em junho de 2019 as novas regras de portabilidade de carências dos planos de saúde determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E aquela famosa janela – o tempo para exercer a troca – deixou de existir, assim como a regra de compatibilidade de cobertura entre os planos.

Como é bastante comum na hora de trocar de plano de saúde, a preocupação em relação ao prazo de carência, decidimos no artigo de hoje, trazer maiores informações sobre como você pode fazer a portabilidade de um plano de saúde para o outro. Para te ajudar a entender melhor como funcionam as regras e alguns outros pontos que você precisa ter em mente, considerando as mudanças que entraram em vigor no ano passado. Então, se você está curioso, continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas!

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Imagine que você tem um plano de saúde e algum colega seu possui o seguro de saúde. Você consegue dizer qual dos dois terá a maior cobertura em caso de uma emergência médica? Talvez o plano de saúde seja o mais comum e o que as pessoas mais conhecem de uma maneira geral. Desta forma, é muito mais habitual que as pessoas saibam o que é o plano de saúde. Mas afinal, qual a diferença entre ambos?

Ambos possuem o mesmo objetivo: oferecem assistência médica aos seus clientes. A grande diferença entre o seguro e o plano de saúde é que pelo seguro, você tem a liberdade de escolha dos médicos, hospitais e laboratórios. Podemos dizer que o seguro de saúde não prende o cliente a um determinado médico ou hospital. O segurado deve arcar com os custos para depois ser reembolsado – esses reembolsos podem ser integrais ou parciais.

Mensalmente, o cliente realiza um pagamento do seguro de saúde. O valor pode variar de acordo com o risco de futuros custos com tratamento. Além disso, o seguro de saúde também é customizável: permite adicionar coberturas que encaixam no valor mais acessível para o cliente.

Já no plano de saúde, os clientes possuem o serviço de assistência médica prestados pelos profissionais e estabelecimentos credenciados pela operadora do plano de saúde. Existem algumas categorias de plano que chegam a oferecer livre escolha de reembolso, mas neste caso é necessário que isso esteja no contrato.

Convênio médico x Plano de saúde

como fazer portabilidade de um plano de saúde para outro

Algumas pessoas também confundem o serviço de convênio médico com os planos de saúde. Com as situações atuais, a procura por assistência médica e hospitalar tem aumentado bastante também. A adesão de um convênio médico é simplificada e normalmente, feito em pouco tempo. Ao realizar o cadastro, o cliente e seus dependentes possuem acesso a uma lista de produtos, profissionais e serviços os quais terão descontos.

O plano de saúde, por sua vez, é um pouco mais burocrático e normalmente são contratos por grupos de pessoas ou empresas. O cancelamento de ambos também tem uma diferença que vale dar uma atenção especial:

  • Para cancelamento de convênios médicos: informe à central a decisão de descontinuação que a mensalidade deixará de ser cobrada. A validade costuma ser de 30 dias após a solicitação.
  • Para cancelamento de planos de saúde: a interrupção se torna um pouco mais burocrática também, com contratos mais elaborados e cláusulas que devem ser lidas com atenção para evitar multas no fim da contratação.

Como fazer portabilidade de um plano de saúde para outro?

Ao realizar a portabilidade do plano de saúde para algum outro, não é necessário cumprir uma nova carência, um direito muito importante para o cliente. No novo plano de saúde, após a sua portabilidade, o cliente terá acesso imediato a cobertura contratada. Confira algumas das exigências que a ANS possui para que o cliente faça a portabilidade de um plano de saúde para o outro:

Quem pode fazer a portabilidade?

Os beneficiários de planos de saúde coletivos empresariais podem migrar para outros planos ou operadoras, assim como os beneficiários de planos de saúde individuais, planos de saúde familiares e plano de saúde coletivos por adesão. Isso poderá acontecer sem ter que cumprir carência desde que tenha a mesma faixa de preço e respeite o prazo mínimo de permanência.

Livre para fazer a qualquer momento

Com as novas regras estabelecidas pela ANS, o cliente pode solicitar a portabilidade a qualquer momento. Porém, os prazos continuam o mesmo: é necessário permanecer 2 anos no plano de saúde de origem para solicitar a primeira portabilidade e mínimo de um ano para realizar novas portabilidades.

Como fazer a solicitação de portabilidade?

Peça ao seu plano atual uma carta de comprovação a qual comprove que você o contratou há pelo menos 2 anos. Tenha em mãos os últimos três boletos para comprovar que você vem quitando o valor do seu plano dentro das datas de vencimento. Após assinar a proposta, a instituição terá 20 dias para emitir um posicionamento sobre a solicitação. Caso a resposta não venha, é porque foi aprovado. Para finalizar, não deixe o seu plano atual antes da devolutiva da nova operadora, assim, será evitado ficar sem uma cobertura no caso da recusa de portabilidade.

Após a sua solicitação for aceita e você tiver essa devolutiva, entre em contato com operadora do plano de saúde para solicitar a carteirinha de demais documentos do novo plano. Enquanto o seu novo plano não estiver em vigor – ele entrará após 10 dias de aceita a proposta – você ainda será coberto pelo plano antigo. Quando tudo estiver conforme o combinado, entre em contato com a operadora do plano de saúde antigo e converse sobre ter feito a sua portabilidade, pois ele deve ser finalizado assim que o novo plano começar a funcionar.

Viu como fazer a portabilidade de um plano de saúde para outro não é tão difícil?

E se você estiver interessado em ter um plano de saúde para poder ficar ainda mais tranquilo pode contar com a qualidade, com condições especiais e parceria com as principais empresas do mercado nós, da Acerto Corretora, podemos ajudá-lo a achar o melhor para você!

 


Gostou desse conteúdo? Leia também:

 

 

    Solicite uma cotação.



    Relacionados